Cientes da nossa missão, enquanto Instituição Escolar, apresentamos a seguir determinações fundamentais para que os(as) estudantes e as famílias sigam e garantam a eficiência dos nossos processos pedagógicos na manutenção da segurança de todos. Seu envolvimento e do(a) seu(sua) filho(a) no cumprimento dessas determinações contribuirão para que esse NOVO ANO LETIVO
possa acontecer de forma cuidadosa e tranquila.

  1. CHEGADA AO COLÉGIO

  • Ao chegar ao Colégio, os(as) estudantes deverão fazer uso do tapete sanitizante
    disponível no portão de entrada.
  • Ao entrar no Colégio, os(as) estudantes terão sua temperatura medida e deverão
    higienizar as mãos com álcool em gel, respeitando, sempre, as marcações/sinalizações
    de distanciamento obrigatório.
  • O uso de máscara é obrigatório em todos os espaços do Colégio.
  • Os(As) estudantes deverão portar uma máscara reserva identificada, uma vez que o seu
    tempo de uso seguro é de 2 a 4 horas, deverão fazer a troca após o horário de
    lanche/recreio, e guardar em uma sacola plástica.
  • Os(As) estudantes deverão evitar tocar na máscara enquanto a estiver usando.
  • Os(As) estudantes do 1º Ano Matutino entrarão e sairão pela Portaria 2 (em frente ao Pavilhão).
  • Os(As) estudantes do 1º e 2º Anos Vespertino entrarão pela Portaria 2 (em frente ao Pavilhão) e sairão pelo Portão principal.
  • Os(As) estudantes do 3º ao 5º Ano Vespertino entrarão e sairão pela Portaria principal.não será permitida a entrada dos responsáveis nos interiores do colégio para melhor organização do espaço físico, sendo os estudantes orientados a entrarem  sozinhos pelo local indicado indo para sua sala de aula.
  • Os(As) estudantes deverão estar atentos(as) aos horários de entrada e saída. Para
    evitar aglomeração. Só será permitido acesso dos(as) estudantes 5 minutos antes
    do horário de entrada e, ao entrarem, deverão se dirigir à sua sala de aula.

ANO/SÉRIE ENTRADA SAÍDA

ANO – MATUTINO
07h30min 11h20min

e 2º ANOS
13h 16h45min

AO 5º ANO
13h 17h

  • O horário de entrada e saída deverá ser rigorosamente seguido para que as
    medidas de prevenção previstas no protocolo de retorno possam ser cumpridas.
  • Não haverá sala de espera

2. AO SE DIRECIONAR PARA A SALA DE AULA

  1. Os(As) estudantes do 1º ao 5º Ano, ao entrarem pelo portão deverão ir imediatamente
    para a sala de aula.

3. DURANTE AS AULAS ON-LINE

– PARTICIPAÇÃO DOS(AS) ESTUDANTES

Com o intuito de garantir uma maior participação, nas aulas on-line, dos(as) estudantes que não retornarem para as aulas presenciais, passaremos a solicitar que eles interajam com os professores, sempre que for solicitado.
Esta participação deverá ser através da abertura da câmera, chat e/ou do microfone. Caso o(a) estudante não responda ao chamado do professor, entenderemos que ele(a) não está acompanhando a aula, como deveria.

  • O(A)estudante que tiver com algum problema no seu equipamento, que o(a) impeça de
    responder ao professor, quando for chamado, através do microfone, chat e/ou câmera,
    deverá solicitar que seus pais/responsáveis entrem em contato com a coordenação
    (74-99192-0180) informando o problema.
  • Lembramos aos pais/responsáveis que, para os(as) estudantes que ficarem assistindo às
    aula on-line, orientem que eles(as)estejam fardados, num ambiente e
    posturas adequadas, para que possa abrir sua câmara e/ou áudio sempre que for
    solicitado pelo professor.
  • Solicitamos também que os pais/responsáveis orientem seus(suas) filhos(as) a colocarem suas
    próprias fotos nos seus perfis, não colocarem personagens diversos e/ou as
    letras iniciais do seu nome, a fim de facilitar a identificação do(a) mesmo(a)
    por parte do professor.
  • Ocupar, em todos os dias e durante a aula, a mesma carteira escolar (haverá um mapa de
    sala).
  • Guardar sua mochila ao lado da carteira e os materiais na parte inferior da carteira
    escolar.
  • Higienizar seus pertences pessoais com frequência, por exemplo, óculos, materiais
    escolares e celulares.
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como: garrafinhas de água, material
    escolar.
  • Abraços, beijos, apertos de mão não poderão acontecer neste momento.
  • Ao sentir vontade de espirrar ou tossir, tomar os cuidados necessários para evitar
    a difusão de partículas.
  • Procurar manter a calma caso algum(a) estudante apresente tosse ou espirro, ao se sentir
    inseguro(a), com esta ou qualquer outra situação, procure seu professor ou a equipe
    pedagógica, que estarão atentos e saberão encaminhar tais situações.
  • Caso não esteja se sentindo bem, comunicar imediatamente ao professor da sala.

Obs.: As dimensões das salas são variáveis, por isso haverá diferença na quantidade de carteiras, por sala de aula, para mais ou para menos. Entretanto, a distância de 1,0m entre as carteiras e dessas para o professor será mantida.

4. IDAS AO BANHEIRO E/OU ENCHER A GARRAFA

  • Os(As) estudantes deverão lavar suas mãos com água e sabão e/ou usar o álcool em gel todas as vezes que forem ao banheiro, que necessitarem encher sua garrafa no bebedouro/filtro e quando retornarem à sala.
  • Nos momentos de idas ao banheiro e/ou para encher a garrafa, NÃO será permitido permanecer nos corredores e ir ao pátio e/ou a outra área do
    Colégio.

Obs.: Orientamos que cada estudante traga e use sua própria garrafa de água, utilizando os bebedouros comuns apenas para
reabastece-las. Reforçamos que as garrafas dos(as) estudantes devem ser
higienizados antes de sua utilização no Colégio e ao chegar, em casa, todos os
dias.

5. INTERVALOS ENTRE AS AULAS

  • Os(As) estudantes deverão aguardar os professores em suas carteiras, evitando
    aproximação e respeitando o distanciamento obrigatório.
  • Não será permitido aos(às) estudantes irem para a porta da sala ou ficarem
    aglomerados(as)

 

6. DURANTE O INTERVALO

  • Orientamos. que os(as) estudantes, de preferência, tragam o lanche de casa.
  • A Cantina poderá ser aberta após 15 dias do funcionamento do Colégio.
  • No recreio, deverão ficar no espaço específico destinado ao ano/série, com
    distanciamento de, pelo menos, 1m uns dos outros. Não será permitida a retirada
    da máscara, a não ser durante a alimentação. Nesse momento, os(as) estudantes
    manterão o distanciamento necessário e, após o lanche, farão a troca da
    máscara.
  • A máscara usada deverá ser acondicionada, no saco plástico disponibilizado no
    totem específico, para ser descartada na lixeira ou levada para casa.
  • A higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel deverá ser feita
    antes e após o lanche.
  • Não será permitido o compartilhamento de alimentos/lanche e objetos de uso pessoal
    como copos, pratos e talheres.
  • Nos momentos livres após o lanche, cada turma ocupará um espaço específico
    destinado ao ano/turma e organizado internamente.

 

7. SAÍDA

  • Os(As) estudantes deverão aguardar pelos responsáveis, respeitando o distanciamento
    necessário e sem nenhum tipo de correria ou brincadeiras que envolvam
    proximidade física, situação que está proibida nos ambientes escolares.

Obs.: Solicitamos às famílias a observação dos horários de saída  dos(as) estudantes.

8. RODÍZIO – CASO SEJA NECESSÁRIO

  • Para os(as) estudantes do 1º ao 5º Anos, não teremos a princípio, rodízio de dias de
    aulas presenciais, considerando o distanciamento e o total de estudantes que as
    salas de aula comportam. Caso seja necessário que haja rodízio, divulgaremos,
    na primeira semana de aula, como serão os grupos do rodízio.

Obs.: O rodízio será monitorado pela equipe pedagógica e acontecerá considerando a estrutura física de cada sala de aula, garantindo o distanciamento obrigatório. Quando o quantitativo atender ao distanciamento não será necessário rodízio de estudante.

9. ATENDIMENTO NO COLÉGIO

  • Manteremos os atendimentos com os setores administrativos e com a equipe
    técnico-pedagógica por meio virtual até que a COVID-19 seja controlada, com
    foco em restringir ao máximo a entrada de pessoas no Colégio.
  • Quando o atendimento presencial for inevitável, deverá ser agendado junto ao setor
    específico, respeitando-se todas as regras previstas.

 

10. ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

  • Visando à segurança dos(as) estudantes no contexto de retorno, as atividades extracurriculares e as comemorações de aniversários, presencialmente, estão suspensas.

11. NOVA ROTINA

A
– KIT DE HIGIENE

  • Solicitamos aos(às) estudantes que tragam de casa seu kit de higiene para minimizar os
    riscos de contágio: máscara, álcool em gel, garrafa d’água e outros objetos de
    uso pessoal.

B
– ÁLCOOL EM GEL E ESTAÇÕES DE HIGIENIZAÇÃO

  • Há dispensers de álcool em gel, em todas as entradas do Colégio e em pontos
    estratégicos dos corredores.
  • Há em locais estratégicos, estações de higienização para lavagem das mãos.
  • Os(As)estudantes serão orientados(as), sistematicamente, sobre o uso de máscaras,
    lavagem das mãos e uso do álcool em gel.
  • O descarte das más caras descartáveis, será realizado nas lixeiras que estarão em
    locais visíveis; as máscaras reutilizáveis que foram usadas, deverão ficar em
    sacola plástica, na mochila do(a) aluno(a).
  • Os(As) estudantes serão orientados(as), sistematicamente, sobre o uso de máscaras,
    lavagem das mãos e uso do álcool em gel.

C
– MEDIÇÃO DE TEMPERATURA

  • Será medida a temperatura de todas as pessoas antes do acesso ao Colégio.
  • Teremos. colaboradores nos portões de entrada fazendo a medição com termômetro laser.
  • Em caso de febre (temperatura acima de 37,5°) dentro do ambiente escolar, o(a)
    estudante será conduzido(a) à enfermaria. O(A) estudante ficará aguardando a
    chegada do responsável, a fim de retornar para casa e seguir os procedimentos
    recomendados pelos órgãos de saúde.
  • Esse acompanhamento será monitorado, diariamente, por uma equipe de triagem, nas respectivas
    portarias.

D
– ACOMPANHAMENTO DOS CASOS

  • Diante da ocorrência de caso ou surto (agregado) de casos relacionados à COVID-19, em
    ambiente escolar, o Colégio informará aos serviços de vigilância em saúde e/ou
    atenção primária, para monitoramento e/ou atuação conjunta quando necessário.
  • O Colégio manterá o monitoramento dos(as) estudantes, professores e colaboradores
    afastados, até a volta às atividades presenciais.
  • Diante de um caso positivo na sala de aula, as aulas dessa sala serão suspensas até que
    saíam os resultados dos contatos. Os contatos que positivarem continuarão, em
    casa, por dez dias e, ao mesmo tempo, três dias sem que haja
    apresentação de sintomas, as aulas presenciais serão retomadas com os(as)
    estudantes que tiverem resultado negativo.
  • Se for notado um caso na família, ainda que seja suspeito, a escola deve ser
    imediatamente comunicada e o(a) aluno(a) deverá ficar em casa.
  • O simples fato de ter tido contato com o caso sintomático ou que testou positivo
    não significa que caracteriza contato próximo, se todos os que tiveram contatos
    estavam usando máscaras e seguindo as etiquetas respiratórias, não se faz
    necessário promover o isolamento e a testagem.

E
– CONTEÚDO PEDAGÓGICO / AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

  • O conteúdo pedagógico do ano de 2021 seguirá normalmente, conforme o planejamento
    docente, sempre que necessário retomando os conteúdos de 2020 que apresentaram
    defasagem.

F
– IMPACTOS SOCIOEMOCIONAIS

  • Como espaço-tempo de educação, pensamos os impactos emocionais, físicos e cognitivos
    nos(as) estudantes gerados pelo distanciamento social. Por essa razão, serão
    realizadas ações de acolhimento de suporte emocional e de acompanhamento desses
    grupos pela Orientação Educacional Especializada (SOE).
  • O acompanhamento da Orientação Educacional Especializada será realizado e poderá
    ser intensificado para os(as) estudantes que apresentarem mais dificuldade
    nesse início de ano letivo.

O guia para o retorno semipresencial 2021 do Educandário Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento está em consonância com o GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROTOCOLOS DE RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA (MEC), respeitando as orientações para preservação do distanciamento social, as medidas de proteção/prevenção e de
monitoramento das ações e comunicação.

Disponibilizaremos esse documento no Portal do Colégio e as devidas atualizações frente aos normativos do Estado serão realizadas sempre que se fizer necessário.