Cientes da nossa missão, enquanto Instituição Escolar, apresentamos a seguir determinações fundamentais para que os(as) estudantes e as famílias sigam e garantam a eficiência dos nossos processos pedagógicos na manutenção da segurança de todos. Seu envolvimento e do(a) seu(sua) filho(a) no cumprimento dessas determinações contribuirão para que esse NOVO ANO LETIVO possa acontecer de forma cuidadosa e tranquila.

 

  1. CHEGADA AO COLÉGIO

 

  • Ao chegar ao Colégio, os(as) estudantes deverão fazer uso do tapete sanitizante disponível no portão de entrada.
  • Ao entrar no Colégio, os(as) estudantes terão sua temperatura medida e deverão higienizar as mãos com álcool em gel, respeitando, sempre, as marcações/sinalizações de distanciamento obrigatório.
  • O uso de máscara é obrigatório em todos os espaços do Colégio.
  • Os(As) estudantes deverão portar uma máscara reserva identificada, uma vez que o seu tempo de uso seguro é de 2 a 4 horas, deverão fazer a troca após o horário de lanche/recreio, e guardar em uma sacola plástica.
  • Os(As) estudantes deverão evitar tocar na máscara enquanto a estiver usando.
  • Os(As) estudantes do Ensino Médio entrarão pelo portão do Pavilhão.
  • Os(As) estudantes deverão estar atentos(as) aos horários de entrada e saída. Para evitar aglomeração. Só será permitido acesso dos(as) estudantes 5 minutos antes do horário de entrada e, ao entrarem, deverão se dirigir à sua sala de aula.

 

ANO/SÉRIE

ENTRADA

SAÍDA

1ª a 3ª SÉRIE

07h

12h30min (por dois dia/ três dias às 13h)

 

  • O horário de entrada e saída deverá ser rigorosamente seguido para que as medidas de prevenção previstas no protocolo de retorno possam ser cumpridas.

 

Obs.: As aulas do turno oposto serão 100% remotas.

 2. NA SALA DE AULA

 

  • Ocupar, em todos os dias e durante toda a manhã, a mesma carteira escolar (haverá um mapa de sala).
  • Guardar sua mochila e/ou material na parte inferior da carteira escolar.
  • Higienizar seus pertences pessoais com frequência, por exemplo, óculos, materiais escolares e celulares.
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como: garrafinhas de água, material escolar.
  • Abraços, beijos, apertos de mão não poderão acontecer neste momento.
  • Ao sentir vontade de espirrar ou tossir, tomar os cuidados necessários para evitar a difusão de partículas.
  • Procurar manter a calma caso algum(a) estudante apresente tosse ou espirro, ao se sentir inseguro(a), com esta ou qualquer outra situação, procure seu professor, mestre(a) de classe ou coordenação.
  • Caso não esteja se sentindo bem, comunicar imediatamente ao professor da sala.

 

Obs.: As dimensões das salas são variáveis, por isso haverá diferença na quantidade de carteiras, por sala de aula, para mais ou para menos. Entretanto, a distância de 1,50m entre as carteiras e dessas para o professor será mantida.

 

 3. DURANTE AS AULAS ON-LINE – PARTICIPAÇÃO DOS(AS) ESTUDANTES

 

  • Com o intuito de garantir uma maior participação, nas aulas on-line, dos(as) estudantes que não retornarem para as aulas presenciais, passaremos a solicitar que eles interajam com os professores, sempre que for solicitado. Esta participação deverá ser através da abertura da câmera, chat e/ou do microfone. Caso o(a) estudante não responda ao chamado do professor, entenderemos que ele(a) não está acompanhando a aula, como deveria, e ele(a) não terá sua presença computada naquela referida aula.
  • O(A) estudante que tiver com algum problema no seu equipamento, que o(a) impeça de responder ao professor, quando for chamado, através do microfone, chat e/ou câmera, deverá solicitar que seus pais/responsáveis entrem em contato com a coordenação (74-99192-0290) informando o problema e definindo um prazo para que o mesmo seja resolvido.
  • Solicitamos aos pais/responsáveis dos(as) estudantes que assistirão às aulas on-line, que orientem seus(suas) filhos(as) para que estejam fardados(as), em um ambiente propício e com posturas adequadas, para que possam abrir sua câmera sempre que for solicitado(a) pelo professor.
  • A fim de facilitar a identificação do(a) estudante por parte do professor, solicitamos também, que os pais/responsáveis orientem seus(suas) filhos(as) a colocarem suas próprias fotos nos seus perfis, não fazendo uso de imagens de artistas, jogadores, personagens diversos e/ou letras iniciais do seu nome.

 4. IDAS AO BANHEIRO E/OU ENCHER A GARRAFA

 

  • Os(As) estudantes deverão lavar suas mãos com água e sabão e/ou usar o álcool em gel todas as vezes que forem ao banheiro, que necessitarem encher sua garrafa no bebedouro/filtro e quando retornarem à sala.
  • Nos momentos de idas ao banheiro e/ou para encher a garrafa, NÃO será permitido permanecer nos corredores e ir ao pátio e/ou a outra área do Colégio.

 

Obs.: Orientamos que cada estudante traga e use sua própria garrafa de água, utilizando os bebedouros/filtros comuns apenas para reabastecê-las. Reforçamos que as garrafas dos(as) estudantes devem ser higienizados antes de sua utilização no Colégio e ao chegar, em casa, todos os dias.

 5. INTERVALOS ENTRE AS AULAS

 

  • Recreio de 20 minutos.
  • Os(As) estudantes deverão aguardar os professores em suas carteiras, evitando aproximação e respeitando o distanciamento obrigatório.
  • Não será permitido aos(às) estudantes irem para a porta da sala ou ficarem aglomerados(as).

 6. DURANTE O INTERVALO

 

  • Orientamos que os(as) estudantes, de preferência, tragam o lanche de casa.
  • A Cantina poderá ser aberta após 15 dias do funcionamento do Colégio.
  • No recreio, deverão ficar no espaço específico destinado ao ano/série, com distanciamento de, pelo menos, 2m uns dos outros. Não será permitida a retirada da máscara, a não ser durante a alimentação. Nesse momento, os(as) estudantes manterão o distanciamento necessário e, após o lanche, farão a troca da máscara.
  • A máscara usada deverá ser acondicionada, no saco plástico disponibilizado no totem específico, para ser descartada na lixeira ou levada para casa.
  • A higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel deverá ser feita antes e após o lanche.
  • Não será permitido o compartilhamento de alimentos/lanche e objetos de uso pessoal como copos, pratos e talheres.

 

ANO/SÉRIE

HORÁRIO

LOCAL

1ª A 3ª SÉRIE

10h30min às 10h50min

QUADRA DE CIMA E QUADRA DE BAIXO

 

7.SAÍDA

 

  • Ao saírem da sala, os(as) estudantes devem se dirigir diretamente ao portão de saída.
  • Os(As) estudantes NÃO devem ficar no portão de saída mesmo que do lado de fora.

 8. RODÍZIO

 

  • Será adotado o rodízio alternado, a cada semana, considerando o quantitativo de tempo/turno com aulas a fim de garantir mais dias com aulas presenciais.
  • Inicialmente, os grupos de rodízio serão formados obedecendo a ordem alfabética.

 

Obs.: O rodízio será semanalmente e monitorado pela equipe pedagógica e acontecerá considerando a estrutura física de cada sala de aula, garantindo o distanciamento obrigatório.

 

9.  ATENDIMENTO NO COLÉGIO

 

  • Manteremos os atendimentos com os setores administrativos e com a equipe técnico-pedagógica por meio virtual até que a COVID-19 seja controlada, com foco em restringir ao máximo a entrada de pessoas no Colégio.
  • Quando o atendimento presencial for inevitável, deverá ser agendado junto ao setor específico, respeitando-se todas as regras previstas.

 10. ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

 

  • Visando à segurança dos(as) estudantes no contexto de retorno, as atividades extracurriculares e as comemorações de aniversários, presencialmente, estão suspensas.

 11. NOVA ROTINA

 

A – KIT DE HIGIENE

 

  • Solicitamos aos(às) estudantes que tragam de casa seu kit de higiene para minimizar os riscos de contágio: máscara, álcool em gel, garrafa d’água e outros objetos de uso pessoal.

 

B – ÁLCOOL EM GEL, ESTAÇÕES DE HIGIENIZAÇÃO

 

  • dispensers de álcool em gel, em todas as entradas do Colégio e em pontos estratégicos dos corredores.
  • Há, em locais estratégicos, estações de higienização para lavagem das mãos.
  • Os(As) estudantes serão orientados(as), sistematicamente, sobre o uso de máscaras, lavagem das mãos e uso do álcool em gel.
  • O descarte das máscaras descartáveis, será realizado nas lixeiras que estarão em locais visíveis; as máscaras reutilizáveis que foram usadas, deverão ficar em sacola plástica, na mochila do(a) aluno(a).

 

C – MEDIÇÃO DE TEMPERATURA

 

  • Será medida a temperatura de todas as pessoas antes do acesso ao Colégio.
  • Teremos colaboradores nos portões de entrada fazendo a medição com termômetro laser.
  • Em caso de febre (temperatura acima de 37,5°) dentro do ambiente escolar, o(a) estudante será conduzido(a) à enfermaria.

D – ACOMPANHAMENTO DOS CASOS

 

  • Diante da ocorrência de caso ou surto (agregado) de casos relacionados à COVID-19, em ambiente escolar, o Colégio informará aos serviços de vigilância em saúde e/ou atenção primária, para monitoramento e/ou atuação conjunta quando necessário.
  • O Colégio manterá o monitoramento dos(as) estudantes, professores e colaboradores afastados, até a volta às atividades presenciais.
  • Diante de um caso positivo na sala de aula, as aulas dessa sala serão suspensas até que saíam os resultados dos contatos. Os contatos que positivarem continuarão, em casa, por dez dias e, ao mesmo tempo, três dias sem que haja apresentação de sintomas, as aulas presenciais serão retomadas com os(as) estudantes que tiverem resultado negativo.
  • Se for notado um caso na família, ainda que seja suspeito, a escola deve ser imediatamente comunicada e o(a) aluno(a) deverá ficar em casa.

 

E – CONTEÚDO PEDAGÓGICO / AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

 

  • O conteúdo pedagógico do ano de 2021 seguirá normalmente, conforme o planejamento docente, sempre que necessário retomando os conteúdos de 2020 que apresentaram defasagem.

 

F – IMPACTOS SOCIOEMOCIONAIS

 

  • Como espaço-tempo de educação, pensamos os impactos emocionais, físicos e cognitivos nos(as) estudantes gerados pelo distanciamento social. Por essa razão, serão realizadas ações de acolhimento de suporte emocional e de acompanhamento desses grupos pela Orientação Educacional Especializada (SOE).
  • O acompanhamento da Orientação Educacional Especializada será realizado e poderá ser intensificado para os(as) estudantes que apresentarem mais dificuldade na primeira fase de implementação do retorno presencial.

 

O Guia para o retorno semipresencial 2021 do Educandário Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento está em consonância com o GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROTOCOLOS DE RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA (MEC), respeitando as orientações para preservação do distanciamento social, as medidas de proteção/prevenção e de monitoramento das ações e comunicação.

Disponibilizaremos esse documento no Portal do Colégio e as devidas atualizações frente aos normativos do Estado serão realizadas sempre que se fizer necessário.