Rede de Educação Sacramentina

SACRAMENTINAS NO BRASIL E NO MUNDO

“O fundamento de toda educação é o amor”, disse o Bem Aventurado Pierre Vigne, fundador da Congregação das Religiosas do SS. Sacramento. O ideal educativo e missionário legado pelo fundador atravessou as fronteiras da França e hoje, as Irmãs Sacramentinas estão presentes na Itália, Irlanda, Inglaterra, Espanha, África e Brasil (Bahia, Alagoas, São Paulo, Pará, Ceará, Pernambuco).

O Educandário Nossa Senhora do SS. Sacramento, Colégio de Sr. do Bonfim em seus 83 anos de educação, evangelização, serviço e acolhimento se constitui em patrimônio e referência na cidade de Senhor do Bonfim pela qualidade, seriedade e compromisso com a sua missão de educar.

Saiba mais sobre a Congregação Sacramentina no site:

https://www.sacramentinasbrasil.com.br/

O Colégio

O Colégio Sacramentinas, Educandário Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, é uma instituição de educação confessional de religião católica, comprometido em formar cidadãos que transformem o mundo, através da educação, e que levem nossos valores humanos, educacionais, religiosos e sociais ao longo da vida.

A instituição oferece uma estrutura moderna, com ambientes confortáveis, com espaços apropriados para a realização das diversas atividades do currículo escolar do aluno, proporcionando uma excelente experiência de aprendizado. Além disso, contamos com um quadro de grandes profissionais de educação, para preparar nossos alunos para os desafios da vida e para os principais vestibulares do país.

Sacramentinas Senhor do Bonfim, uma instituição que alia tradição e modernidade, com uma metodologia de ensino que transcende gerações. Nossos princípios fazem a diferença.

Missão:

Educar, oferecendo um ensino de qualidade, tendo como fundamento o AMOR.

Valores:

Ética, fé, compromisso, solidariedade, respeito, responsabilidade, inovação e AMOR.

Visão:

Ser excelência em educação, potencializando a formação humana e cristã, tendo como princípio o AMOR.

Projeto Político Pedagógico

Orientado pelos princípios legais e fundamentado nos pressupostos teóricos do sócio-interacionismo, o nosso projeto pedagógico entende que a escola é um espaço democrático da construção do saber. Um espaço prazeroso, acolhedor, que busca a formação de cidadãos capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em constante transformação.

Assim o educando é o centro de todo o processo e sujeito da própria aprendizagem que se caracteriza como um processo em que o indivíduo adquire informações, competências e habilidades, atitudes e valores, a partir de seu contato com o meio e com as pessoas de seu convívio.

O professor apresenta-se como figura mediadora do processo de construção do conhecimento, problematizando as hipóteses de seus alunos, num processo dialógico, que leva a um aprendizado significativo.

– O Educandário Nossa Senhora do SS. Sacramento oferece Educação Inclusiva, orientado pelo Decreto nº 7.611 de 11 de dezembro de 2011, que dispõe sobre a Educação Especial e dá outras providências em conjunto com a Coordenação Pedagógica, aos alunos com necessidades educacionais especiais, com suporte do Serviço de Orientação Educacional do qual faz parte o Serviço de Atendimento de Educação Especializado. Vale ressaltar que a Edu- cação Inclusiva está lastreada, além do decreto supracitado, nas seguintes normativas:

 

. I – Resolução nº 61, de o5 de abril de 2002, que dispões sobre

aços referentes ao programa de Inclusão escolar;

. II – Decreto nº 3.298, que regulamenta a Lei nº 7. 853/89, que por sua vez dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e consolida as normas de proteção, além de dar outras providências;

. III – Resolução CNE/CEB nº 2. O texto do Conselho Nacional de Educação (CNE) institui diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica;

IV – Lei nº 12.764, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista.

V – Lei nº 13.145/2015, que institui a Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência):

O Educandário Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento proporciona e viabiliza condição de acessibilidade para utilização, com se- gurança e autonomia, total ou assistida dos espaços, mobiliários, sistemas e meios de comunicação e informação, por aluno/pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

. VI – Cabe ao setor de Atendimento Educacional Especializado (formada por uma equipe multidisciplinar), estabelecer a articulação com os professores da sala de aula regular, desde a Educação In- fantil e com os demais profissionais da escola, visando a disponibilização dos serviços e recursos e o desenvolvimento de atividades para a participação e aprendizagem dos alunos nas atividades escolares; bem como as parcerias com as áreas intersetoriais;

X – Sempre que necessário, serão utilizados recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa para a participação plena de alunos com necessidades nas atividades escolares.