Senhores pais e/ou responsáveis,

Acreditamos que a transparência é sempre o melhor caminho a ser seguido e, por esse motivo, gostaríamos de esclarecer alguns pontos importantes referentes ao retorno das aulas presenciais do ano de 2022.

O primeiro ponto a ser abordado é informar aos senhores que nossas aulas acontecerão de forma 100% presencial, isto se deve ao fato de que todas as escolas públicas e privadas do país não têm mais a autorização do Ministério da Educação (MEC) para funcionarem na modalidade remota, conforme informa a Lei nº14.218/2021 que encerra as tratativas pertinentes ao ensino remoto com a finalização do ano letivo de 2021.

Segundo ponto, o Conselho Nacional de Educação (CNE) emitiu uma Nota de Esclarecimento, reforçando a necessidade de retorno às aulas presenciais de forma imediata para que aconteça a recuperação das perdas educacionais ocorridas em decorrência do ensino remoto. Sinaliza também que, caso seja determinada pelas autoridades de saúde a necessidade da não realização das aulas presenciais como forma de combate ao enfrentamento da covid-19, as escolas deverão seguir a Resolução CNE/CP nº 02/2021, conforme orienta o ponto nº 3 da referida Nota.

Acompanhamos diariamente e atentamente, os informes oficiais nos quais há referência ao processo de controle da pandemia da covid-19 e, neste momento, a orientação determinada para as escolas é que cumpram com os protocolos sanitários já estabelecidos desde o ano de 2021 quando retornaram as aulas semipresenciais. São eles:

  1. Usar, obrigatoriamente, máscaras em qualquer ambiente, trazer máscaras reservas. Lembrando que a OMS não recomenda máscara de tecido por conta da nova variante, devendo então ser usada a KN95 ou a descartável de tripla proteção.
  2. No caso da Educação Infantil os alunos precisarão trazer calçado extra, conforme informado a todas as famílias;
  3. Manter o distanciamento social exigido;
  4. Lavar as mãos com frequência, utilizando água e sabão ou higienizá- las com álcool em gel a 70%;
  • Evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados, respeitando as sinalizações já presentes nos espaços;
  • Trazer garrafa de água.
  • Para a Educação Infantil diante da faixa etária dos alunos iniciamos o ano letivo com horário escalonado, já comunicado às famílias no grupo de Whatsaap de cada sala. Assim pedimos a colaboração para que os horários especificados sejam respeitados.

Dentre as medidas sanitárias estabelecidas no ano 2021, ressaltamos a importância dos pais e/ou responsáveis comunicarem à escola imediatamente caso o aluno apresente sinais e sintomas compatíveis a Covid-19 ou Síndrome Gripal, assim como tenha contato domiciliar com caso suspeito ou confirmado de Covid-19. Em situações assim, o aluno afastar-se-á das atividades pedagógicas presenciais e ficará em casa cumprindo o isolamento exigido de no mínimo 10 dias mediante atestado médico ou confirmação laboratorial para a Covid-19. A turma só será suspensa das aulas presenciais caso na mesma sala haja ao mesmo tempo três casos confirmados.

Vale ressaltar que em sala as orientações sanitárias são aplicadas continuadamente para que a segurança de todos os alunos e colaboradores seja primordial. O mesmo acontece nos ambientes externos à sala (recreio, aulas de Educação física, aulas extras, dentre outras atividades).

Os alunos afastados terão assistência via Plataforma E-orbit pelo site: sacrabonfim.eorbit.com.br, na aba Fórum de discussão e Agenda on-line.

Desde já, agradecemos e reforçamos nossa parceria na certeza de que o regime de colaboração é o melhor caminho para alcançarmos dias melhores.

Atenciosamente, Direção Geral.