[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″][et_pb_row _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”3.27.4″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”]
Cientes da nossa missão, enquanto Instituição Escolar, apresentamos a seguir determinações fundamentais para que os(as) estudantes e as famílias garantam a eficiência dos nossos processos pedagógicos na manutenção da segurança de todos. Seu envolvimento e do(a) seu(sua) filho(a) no
cumprimento dessas determinações contribuirão para que esse NOVO ANO LETIVO
possa acontecer de forma cuidadosa e tranquila.
- CHEGADA AO COLÉGIO
- Nossa instituição tem por filosofia o acolhimento e cuidado com o próximo, continuaremos com o mesmo espírito de união e fraternidade, no entanto, o contato físico, aperto de mão e abraços continuam suspensos.
- Ao entrar no Colégio, os(as) estudantes terão sua temperatura medida e deverão higienizar as mãos com álcool em gel, respeitando, sempre as marcações/sinalizações de distanciamento obrigatório.
- Ao chegar ao Colégio, os(as) estudantes deverão fazer uso do tapete sanitizante disponível no portão de entrada.
- O uso de máscara é obrigatório em todos os espaços do Colégio, identificada com o nome do(a) aluno(a).
- Os(As) estudantes deverão portar pelo menos três máscaras reserva, uma vez que o seu tempo de uso seguro é de 2 a 4 horas, e irão fazer a troca após o horário de lanche/recreio. Enviar plástico para guardar a máscara usada.
- Os(As) estudantes da Educação Infantil entrarão pelo portão da Educação Infantil. Não será permitida entrada de alunos de outros segmentos para evitar aglomeração.
- As famílias deverão estar atentas aos horários de entrada e saída.
- O horário de entrada deverá ser rigorosamente seguido para que as medidas de prevenção previstas neste protocolo possam ser cumpridas. Só será permitido acesso dos(as) estudantes 5 minutos antes do horário de entrada e, ao entrarem, serão encaminhados à sua sala de aula.
- Para evitar aglomeração, teremos horários diferenciados de entrada e saída. Os horários serão escalonados e poderão sofrer alterações com base no quantitativo de alunos que estarão no formato semipresencial.
MATUTINO
GRUPO | ENTRADA | SAÍDA |
Infantil 04 e 05 |
07h30min – 07h55min |
11h30min |
Infantil 02 e 03 |
08h – 08h30min |
11h |
VESPERTINO
GRUPO | ENTRADA | SAÍDA |
Infantil 04 e 05 |
13h – 13h25min |
17h |
Infantil 02 e 03 |
13h30min – 14h |
16h30min |
2. AO SE DIRECIONAR PARA A SALA DE AULA
- Somente 01 membro da família poderá entrar na escola para levar/buscar a criança respeitando as sinalizações, medidas de segurança, portanto máscara. Não pode adentrar à sala.
Obs.: As dimensões das salas são variáveis, por isso haverá diferença na quantidade de carteiras, por sala de aula, para mais ou para menos. Entretanto, a distância de 1 metro entre as carteiras e dessas para o professor será mantida.
3. DURANTE AS AULAS
- Ao chegar à sala, a criança retirará o seu calçado, trocando-o por outro. Sugerimos que a mesma traga na mochila outro par de calçado ou uma meia antiderrapante geralmente utilizada nas aulas de pilates.
- As crianças sentarão nas cadeiras permitidas, para que o distanciamento (1 metro)
seja cumprido. - Portas e janelas da sala ficarão abertas.
- As mochilas e/ou materiais de uso pessoal precisarão vir marcados com o nome da
criança. Mochilas e lancheiras serão higienizadas antes de entrar em sala. - Os(As) estudantes serão orientados(as) a não compartilhar objetos de uso pessoal como:
garrafinhas de água, copo, toalhinha, lanche ou material escolar. - É importante que os materiais levados pelos(as) estudantes dentro da mochila,
pasta ou lancheira venham higienizados da residência. - Todos os pertences pessoais deverão ser higienizados, quando se fizer necessário,
como por exemplo: óculos, materiais escolares, lancheiras, garrafas, copos e
mochilas. - É aconselhável usar cabelos presos e evitar o uso de acessórios: correntes,
relógios, pulseiras dentre outros. - Restringiremos o uso de objetos que possam ser compartilhados pelos(as) alunos(as)
(brinquedos, materiais educativos, materiais de artes, livros, colchonetes e outros). - Abraços, beijos e apertos de mão não poderão acontecer neste momento. Tudo será
conduzido e orientado com leveza, levando em consideração a faixa etária deles. - Se, por ventura, a criança sentir vontade de espirrar ou tossir, será orientada a
tomar os cuidados necessários para evitar a difusão de partículas. - Oriente seu(sua) filho(a) a manter a calma caso algum(a) estudante ou outra pessoa
apresente tosse ou espirro, pois não indica necessariamente contaminação.
Nossos educadores e equipe pedagógica, estarão atentos a cada sintoma e saberão
encaminhar tais situações. - Atenção aos sintomas pessoais do(a) seu(sua) filho(a). Caso não esteja se sentindo bem, solicitamos que o(a) educando(a) não seja encaminhado(a) para as atividades
escolares presenciais e tome cuidados necessários para o seu bem-estar. “Os(As) estudantes que estiverem com febre ou sintomas de gripe não poderão vir para o Colégio”. - Os(As) educandos(as) devem ter máscaras reserva em número suficiente (mínimo de 3) para que seja realizada a troca a cada duas horas ou sempre que ficarem sujas ou úmidas.
- Envie na mochila uma sacola ou saco para guardar a máscara suja.
- A troca da máscara será conduzida por professores e auxiliares. Para Educação
Infantil, por favor enviar 3 máscaras reservas, por conta dos momentos de
parquinho, recreação etc.
4. DINÂMICA DAS AULAS ONLINE
As aulas seguirão com o horário já existente por turma. Em alguns momentos teremos junção de turmas na sala virtual e rodízio de professoras. Ressaltamos que os alunos que permanecerão em casa não terão prejuízos quanto ao planejamento
proposto.
5. IDAS AO BANHEIRO E/OU ENCHER A GARRAFA
- Toda dinâmica será conduzida com segurança pelas professoras e auxiliares.
6. DURANTE O INTERVALO (RECREIO)
- Orientamos que os(as) estudantes, de preferência, tragam o lanche de casa. Contudo, caso optem pelo lanche da cantina, orientamos que sinalizem para a professora.
- A cantina poderá ser aberta após 15 dias de funcionamento do Colégio.
- O lanche continuará acontecendo em sala com as devidas recomendações de cuidados, sem compartilhar utensílios e lanches.
- O(A) estudante será orientado(a) a higienizar as mãos com água e sabão e/ou álcool em gel antes e após o lanche.
- Não será permitido o compartilhamento de alimentos/lanche e objetos de uso pessoal como copos, pratos e talheres.
- No recreio, parquinho, aulas-extras não será permitida a retirada da máscara. Nesse momento, os(as) estudantes manterão o distanciamento necessário.
- A máscara descartável deverá ser acondicionada, no saco plástico, para ser descartada em lixeiras que ficarão em locais visíveis.
- Nos momentos livres após o lanche, cada turma ocupará um espaço específico destinado ao ano/turma e organizado internamente.
7. SAÍDA
- A saída das crianças seguirá os mesmos protocolos de entrada. Os pais deverão buscar na porta da sala, respeitando o distanciamento obrigatório dos demais pais e/ou responsáveis e seguindo as sinalizações necessárias.
- Solicitamos que o horário de saída seja cumprido, para que a criança não aguarde muito tempo e assim, evitaremos aglomerações.
8 . RODÍZIO DOS(DAS) ESTUDANTES, CASO SEJA NECESSÁRIO
- De acordo com a quantidade de alunos, haverá rodízio semanalmente.
Obs.: O rodízio será monitorado pela equipe pedagógica e acontecerá considerando a estrutura física de cada sala de aula, garantindo o
distanciamento obrigatório. Quando o quantitativo atender ao distanciamento,
não será necessário rodízio de estudantes.
9. ATENDIMENTO NO COLÉGIO
- Manteremos os atendimentos com os setores administrativos e com a equipe
técnico-pedagógica por meio virtual até que a COVID-19 seja controlada, com
foco em restringir ao máximo a entrada de pessoas no Colégio. - Quando o atendimento presencial for inevitável, deverá ser agendado junto ao setor
específico, respeitando-se todas as regras previstas
10. ATIVIDADES EXTRACURRICULARES
- Visando à segurança dos(as) estudantes no contexto de retorno, as atividades
extracurriculares e as comemorações de aniversários, presencialmente, estão
suspensas.
11. NOVA ROTINA
A
– KIT DE HIGIENE
- Solicitamos aos(às) estudantes que tragam de casa seu kit de higiene para minimizar os
riscos de contágio: máscara, álcool em gel (apenas a crianças que já têm
autonomia no uso), garrafa d’água e outros objetos de uso pessoal.
B
– ÁLCOOL EM GEL, ESTAÇÕES DE HIGIENIZAÇÃO
- Há dispensers de álcool em gel, em todas as entradas do Colégio e em pontos
estratégicos dos corredores. - Há, em locais estratégicos, estações de higienização para lavagem das mãos.
- Os(As) estudantes serão orientados(as), sistematicamente, sobre o uso de máscaras,
lavagem das mãos e uso do álcool em gel. - O descarte das máscaras descartáveis, será realizado nas lixeiras que estarão em
locais visíveis; as máscaras reutilizáveis que foram usadas, deverão ficar em
sacola plástica, na mochila do(a) aluno(a).
C
– MEDIÇÃO DE TEMPERATURA
- Será medida a temperatura de todas as pessoas antes do acesso ao Colégio.
- Teremos colaboradores nos portões de entrada fazendo a medição com termômetro laser.
- Em caso de febre (temperatura acima de 37,5°) dentro do ambiente escolar, o(a)
estudante será conduzido(a) à enfermaria. O(A) estudante ficará aguardando a
chegada do responsável, a fim de retornar para casa e seguir os procedimentos
recomendados pelos órgãos de saúde.
D
– ACOMPANHAMENTO DOS CASOS
- Diante da ocorrência de caso ou surto (agregado) de casos relacionados à COVID-19, em
ambiente escolar, o Colégio informará aos serviços de vigilância em saúde e/ou
atenção primária, para monitoramento e/ou atuação conjunta quando necessário. - O Colégio manterá o monitoramento dos(as) estudantes, professores e colaboradores
afastados, até a volta às atividades presenciais. - Diante de um caso positivo na sala de aula, as aulas dessa sala serão suspensas até
que saíam os resultados dos contatos. Os contatos que positivarem continuarão,
em casa, por dez dias e, ao mesmo tempo, três dias sem que haja
apresentação de sintomas, as aulas presenciais serão retomadas com os(as)
estudantes que tiverem resultado negativo. - Se for notado um caso na família, ainda que seja suspeito, a escola deve ser
imediatamente comunicada e o(a) aluno(a) deverá ficar em casa. - O simples fato de ter tido contato com o caso sintomático ou que testou positivo
não significa que caracteriza contato próximo, se todos os que tiveram contatos
estavam usando máscaras e seguindo as etiquetas respiratórias, não se faz
necessário promover o isolamento e a testagem.
E
– CONTEÚDO PEDAGÓGICO / AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
- O conteúdo pedagógico do ano de 2021 seguirá normalmente, conforme o planejamento
docente, sempre que necessário retomando os conteúdos de 2020 que apresentaram
defasagem.
F – IMPACTOS SOCIOEMOCIONAIS
- Como espaço-tempo de educação, pensamos os impactos emocionais, físicos e cognitivos
nos(as) estudantes gerados pelo distanciamento social. Por essa razão, serão
realizadas ações de acolhimento de suporte emocional e de acompanhamento desses
grupos pela Orientação Educacional Especializada (SOE). - O acompanhamento da Orientação Educacional Especializada será realizado e poderá
ser intensificado para os(as) estudantes que apresentarem mais dificuldade
nesse início de ano letivo.
O guia para o retorno semipresencial 2021 do Educandário Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento está em consonância com o GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROTOCOLOS DE RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA (MEC), respeitando as orientações para preservação do distanciamento social, as medidas de proteção/prevenção e de
monitoramento das ações e comunicação.
Disponibilizaremos esse documento no Portal do Colégio e as devidas atualizações frente aos normativos do Estado serão realizadas sempre que se fizer necessário.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]